Assistência social

Casa de Passagem assiste à população que sofre com o frio

Com temperaturas próximas e até abaixo dos 0ºC desde o começo da semana, a Casa de Passagem de Santa Maria (antigo albergue municipal) intensificou o serviço de ronda pela cidade para verificar se há pessoas em situação de rua sofrendo com o frio

REGISTRADOS EM FATOS REAIS: A saga de pessoas para provarem quem são

O serviço conta com assistentes sociais e é feito das 20 às 22h. Além do centro, os bairros Urlândia e Tancredo Neves também foram percorridos. Houve algumas abordagens, mas ninguém foi encaminhado à Casa. Em alguns casos, as pessoas optaram por permanecer na rua. A decisão é respeitada pela instituição.

Contudo, desde a última segunda, 12 pessoas ingressaram espontaneamente à Casa de Passagem, algumas em decorrência do frio. Até as 18h30min de ontem, a previsão era que 35 pessoas posariam no local.

FOTOS: leitores registram o frio em Santa Maria e região 

O espaço, localizado na Rua 7 de Setembro, tem capacidade para 50 pessoas, atende homens e mulheres maiores de 18 anos e oferece, de forma gratuita, todas as refeições (café, almoço e janta), acesso a banho e pouso, roupas de inverno, cobertores, além de promover trabalhos em grupo, por meio de uma psicóloga. Também atuam uma enfermeira, duas assistentes sociais, seis cuidadores, além de estagiários e equipe de cozinha, faxina, lavadeira e motorista. 

– O serviço é importante para a população que está em situação de rua na cidade e que acaba sofrendo com as baixas temperaturas. Mesmo assim, muitas pessoas têm resistência em sair das ruas, mas, elas precisam entender que existe esse espaço, com abrigo, refeição e aconchego – destaca o secretário de Desenvolvimento Social do Município, João Chaves.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

Conforme Ana Carla Goulart, coordenadora da instituição, equipes da Guarda Municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Brigada Militar e da Policia Civil, ao encontrarem pessoas nessas situações, também costumam levá-las para o local. De lá, podem ser  encaminhadas ao Husm, às Unidades Básicas de Saúde,  Caps ou outros serviços, dependendo de cada caso.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Como higienizar a casa durante o inverno para o seu animalzinho de estimação

Próximo

Motociclista morre ao ultrapassar em local proibido da BR-290

Geral